domingo, 21 de novembro de 2010

Comunicação apresentada no 2º Fórum Nacional de Crítica Cultural na UNEB, campus II, em Alagoinhas no dia 19/11/2010

RESSIGNIFICAR O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM DESAFIO MAIS QUE NECESSÁRIO

Autoras: Eloah Nascimento[1]

Estefânia Neves[2]

Glauce Santos[3]

Orientadora: Adriana Maria Abreu Barbosa [4]

RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UESB – Campus de Jequié é um projeto voltado para a inserção dos licenciandos no ambiente escolar da rede pública. O subprojeto - O processo formativo do professor de Língua Portuguesa na microrrede ensino-aprendizagem-formação - busca proporcionar aos futuros educadores participação em experiências metodológicas e práticas docentes, para que, fundamentados numa observação etnográfica, busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Com este trabalho pretendemos desafiar o/a professor/a a ressignificar o ensino de Língua Portuguesa, fundamentando-se nas teorias de BAKHTIN (2003), GERALDI (1997) e TRAVAGLIA (2004), que abordam a concepção sócio-interacionista do ensino de língua. Assim como apresentar ao discente como os recursos linguísticos da Língua Portuguesa podem ser instrumentalizados a fim de aperfeiçoamento para a comunicação e expressão. A partir de reuniões entre os bolsistas para discussões teóricas acerca do tema percebemos, a priori, que é possível e mais que necessário acreditarmos em uma nova possibilidade de ensino da língua ao mesmo tempo em que procuramos meios para aplicá-la.

PALAVRAS-CHAVE: sócio-interacionismo, ensino, Língua Portuguesa.



[1] Estudante do VI Semestre do curso de Letras/UESB - Jequié e bolsista do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB.

[2] Estudante do VII Semestre do curso de Letras/UESB - Jequié e bolsista do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB.

[3] Estudante do VII Semestre do curso de Letras/UESB – Jequié e bolsista do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB.

[4] Doutora em Semiologia pela UFRJ. Professora Adjunta da UESB - Jequié . Coordenadora do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB.

2 comentários:

  1. as pibideiras estão de parabéns! Em especial na hora de responder as perguntas dos ouvintes.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai meninas, o trabalho ficou excelente. Parabéns!!

    ResponderExcluir