terça-feira, 28 de agosto de 2012

Piadas Sintáticas


Piadas sintáticas

Do ponto de vista da estrutura da língua, a comicidade é um fator relevante ao analisarmos a sua organização frásica, pois este tipo de competência nos permite recuperar algumas estruturas do texto que facilmente podem ser entendidas. Um dos processos expressivos que provocam essas particularidades de construção é a figura de linguagem elipse. A elipse é a supressão de alguns termos que tornam assim, a frase mais elegante, no entanto essa possibilidade pode, em alguns casos, torná-la ambígua

Segue abaixo alguns exemplos de como essa duplicidade de sentidos se dá em algumas situações que acontecem no dia-a-dia.

Algumas charges apresentam críticas sociais, com um toque de humor.

 

 

Outras trazem acontecimentos vivenciados pela sociedade atual, com intuito de criticar. 

Segundo o linguista Sírio Possenti 2011 "as piadas possuem um duplo sentido, no qual é fundamental dar-se conta de que o duplo sentido tem muitas caras" . 
Podemos observar que além de serem excelentes corpus para explicitar a análise lingüística, elas oferecem argumentos valiosos para as teses ligadas às teorias textuais e discursivas e à teoria da relevância das condições de produção, podendo ainda,  trazer na sua análise de interpretação vários assuntos, seja no que diz respeito ao preconceito linguistico, como aos conhecimentos culturais, critica de um dado fato ou acontecimento social, entre outros.

Por Jamile Soares


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário