segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ressignificando o ensino de língua materna no Brasil

Travaglia. Luiz Carlos. Ensino de língua materna- gramática e texto: alguma diferença? In: Gramática ensino plural, 2ªedição, São Paulo: Cortes, 2004


Sidineia Moreira
Taniela Macedo
Bolsistas do PIBID- Letras - JQ
Luiz Carlos Travaglia, autor do livro “gramática ensino plural”, publicado pela editora Cortes em 2004, no capitulo três, intitulado “ensino de língua materna – gramática e texto: alguma diferença?” aponta que a gramática de uma língua é o conjunto de condições lingüísticas para a significação. Assim, o autor busca afirmar que não existe dicotomia no que se refere aos aspectos gramaticais e textuais no processo fala/escrita e que a dicotomia gramática/ texto não deve existir no ensino de língua materna , afirmando que o que é textual é gramatical e vice versa.Nas palavras de Travaglia, uma seqüência lingüística só se transforma em texto quando produz efeito de sentido tanto para o seu emissor como para o seu receptor. Logo, os aspectos gramaticais de uma língua equivalem aos recursos que a língua dispõe para que o falante possa produzir textos, orais e escritos, agregando a eles efeitos de sentido que serão percebidos pelo emissor e pelo receptor. Isto é, a gramática a serviço do texto cria uma situação concreta de interação comunicativa eliminando assim, os ruídos que tanto incomodam a situação comunicativa e a clareza do discurso.Para validar a sua tese, o autor enumera exemplos com a classe dos artigos para evidenciar que não deve existir separação entre gramática e texto no ensino de língua materna e argumenta com precisão que no final de um estudo sobre artigos, ou qualquer outra classe de palavra, o aluno estará apto a usá-los na construção e compreensão de textos. Essa metodologia no ensino de língua materna de o levará o discente a pensar na diferença de sentido que a presença e a colocação do artigo causarão no enunciado e na compreensão do texto. Fazendo assim o discente adequar-se-á ao contexto, instrumentalizando-se para que frente às possibilidades possa classificar e escolher, de forma racional, o que lhe for mais adequado num dado contexto para provocar um determinado efeito de sentido.Em síntese, o texto de Travaglia soa-nos como uma proposta desafiadora, dado que para o estabelecimento de uma nova ordem educacional, é necessária a existência de uma velha ordem educacional geradora de caos, que aproveitemos, então, os alarmantes indícios de caos na educação brasileira, sem dispensar, é claro, as boas propostas advindas dela que deram bons resultados. E apartir dessas perspectivas começar a inserir gradativamente as novas idéias de ensino, que tragam não só perspectivas de melhorias, mas resultados significativos e palpáveis. Isso não significa transformar alunos em cobaias, mas sim abrir horizontes exploráveis, no qual a práxis pedagógica esteja voltada para uma real reflexão sobre a língua em suas múltiplas utilidades, resignificando o ensino de língua materna no Brasil, tornando o aluno sujeito de sua história.Utopia? Talvez, já que não vivemos sem ela. Mas diante do caos no ensino de língua no Brasil a proposta/desafio de Travaglia parece-nos - professores do ensino fundamental, médio, professores universitários, alunos de licenciatura e bacharelado em letras ou pedagogia, lingüistas, gramáticos e puristas- o caminho mais racional para iniciar uma revolução no ensino de língua no Brasil e derrubar o mito de que gramática e texto estão dissociados.

4 comentários:

  1. Sidneia e Taniela, parabéns pelo texto. Excelente resenha, apresenta a ideia central do texto de Travaglia, mas como resenha que é, aponta as leituras que vocês têm feito sobre o tema. Sendo assim, parece que o ensino de língua que queremos demanda aproximarmos gramática e textos de tal modo que a aula de língua não precise mais das separações entre Português, redação e Literatura.

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  2. Concordo professora,o nível da resenha mostra que a leitura foi compreendida.
    Muito boa a resenha!
    Estão de parabéns!

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  3. Parabéns meninas!! a resenha está excelente... precisamos de fato acabar com a ideia de ensino de lingua portuguesa desvinculado do ensino de produção textual e literatura como se fossem diciplinas independentes.È isso ai o desafio está lançado!!!!

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  4. Há muito tempo eu não lia um texto tão envolvente e cativante quanto a resenha de vocês. A resenha está leve e muitissímo bem amarrada. O texto de vocês incita quem não o leu texto e quem já o leu, se sente convidado a fazê-lo novamente. Parabéns...

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