quarta-feira, 18 de maio de 2011

Artigo aceito para apresentação no I ENID/ UEPB

REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Ianderléia de Oliveira1, Ademário de Carvalho2, Queiciane Araújo3.



Orientadora: Profª. Drª Maria Adriana Abreu Barbosa


1Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB/Departamento de Ciência Humanas e Letras/Colégio Estadual Luís Viana Filho.



2Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB/Departamento de Ciência Humanas e Letras/Colégio Estadual Luís Viana Filho.

3Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB/Departamento de Ciência Humanas e Letras/Colégio Estadual Luís Viana Filho.

RESUMO: A fim de ressignificar o ensino de língua portuguesa, este estudo abordará o conceito de língua embasado nas visões de TRAVAGLIA (2001), POSSENTI (1996) e PERINI (1995) e à luz de discussões realizadas em encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UESB – Campus de Jequié, no subprojeto de Letras. Nosso desafio concentra-se em proporcionar aos alunos um novo olhar do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa através de oficinas realizadas no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em que buscamos repensar o uso da língua na contemporaneidade, posto seus desafios e suas possibilidades de ressignificá-la, trabalhando com novas metodologias de abordagem textual. A inserção do PIBID no colégio nos possibilitou valorizar o contexto da escola como um espaço de produção teórica, de trabalho intelectual e de desenvolvimento de habilidades docentes, além de oferecer aos estudantes o aperfeiçoamento de suas competências comunicativas.




Palavras-chave: ressignificar; ensino; língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário