quinta-feira, 5 de maio de 2011

TRABALHO APROVADO PARA APRESENTAÇÃO NO I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - ENID UEPB / PARAÍBA

O PAPEL DA LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS





Edineia Santos Azevedo[1]



Fernanda Silva Santos[2]



Orientadora: Adriana Maria Abreu Barbosa[3]







RESUMO: Este trabalho é resultado de ações desenvolvidas no Colégio Estadual Luiz Viana Filho – Jequié/Bahia, a partir da nossa atuação no subprojeto de letras: O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação – PIBID/UESB, que tem como objetivo oferecer aos futuros educadores uma formação fundamentada em práticas educativas, consequentemente, ressignificar o ensino de língua portuguesa. O texto aborda o papel da linguagem na construção e veiculação de ideologias e estereótipos no ambiente escolar e aponta entre outros o preconceito lingüístico como o mais frequente entre o grupo de alunos inscritos neste projeto na escola em questão. Apoiando-se nas teorias dos sócio-interacionistas BAGNO (1999), BAKHTIN (1995) e FIORIN (2007), nosso objetivo é questionar as relações entre escola, ideologia e estereótipos e pensar uma possível solução para as situações que envolvem preconceito no uso da linguagem e no ensino de língua portuguesa.





Palavras Chave: Linguagem; estereótipos; ideologia; Língua Portugeusa







1 Graduanda do VI semestre do curso de letras Jequié e bolsista do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB, finaciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.



2 Graduanda do VI Semestre do curso de Letras/UESB - Jequié e bolsista do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.





3 Doutora em Semiologia pela UFRJ. Professora Adjunta da UESB -Campus de Jequié. Pesquisadora na área de Teorias do discurso com ênfase em produção textual e identidade de gênero e coordenadora do Subprojeto de Letras "O Processo Formativo do Professor de Língua Portuguesa na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação" vinculado ao PIBID/UESB, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário