Repetir simplesmente, fazer muitas tarefas, não é suficiente para a compreensão do educando. É necessária a tomada de consciência sobre o que se executa(...) Ou seja, compreender não significa repetir ou memorizar, mas descobrir as razões das coisas, numa compreensão progressiva nas noções(HOFFMANN)
Baseada em Piaget esse conceito de compreensão definido por Jussara Hoffmann ajuda-nos a entender o porquê de muitos falantes do português,após oito anos de escola,sairem com a impressão de não saber Português. Certamente o método ao qual foram submetidos para a aprendizagem da língua materna ainda não oportuniza a tomada de consciência sobre o objeto língua, pois como nos orienta Perini:
Nas aulas de gramática, somos convidados a aprender, e muitas vezes decorar resultados, não se cogita do método que levou à obtenção desses resultados(...) O professor nunca precisa justificar a análise que ensina, tem apenas que reproduzi-la. (...) Não é e de se espantar que os alunos( e os professores, que também são vítimas do sistema) não saibam gramática.
Sem uma perspectiva cientifica em relação à modalidade padrão da língua(sua gramática) não se estuda , descreve e explica os fatos da língua, logo não se aprende. O que recebemos são prescrições de uso a serem memorizadas. E desse modo, quando memorizamos, passamos no teste de múltipla escolha, mas não utilizamos como recursos linguisticos na nossa produção textual. Desse modo, não aplicamos/usamos a gramática da lingua quando mais deveríamos: em situações de escrita formal.
Exigir que nossa aluno tenha boa memória para listas classificatórias das palavras e das orações não garante que ele de fato compreenda sua própria lingua materna.Desse modo, as avaliações(provas, trabalhos e testes) revelam nosso conceito de língua e o que consideramos fundamental no ensino dessa disciplina.
Movidos por essas idéias cabe uma auto-análise: temos corrigido ou avaliado nossos alunos?
por: Adriana Barbosa
Referências bibliográficas:
Grama'tica do Portugues Brasileiro - PERINI
Avaliação. Mito & Desafio - HOFFMANN
Nenhum comentário:
Postar um comentário